WHAT IS DESCOMBATE?

A vision of common sense:
The martial arts in several means that express itself (media, schools, combats, competitions, etc.), they usually have in first plan its combative aspects featured. That is, the attributes that relates the practitioner of martial art with characteristics how: strengh, agility, combativeness, resistance, brutality, violence.

A ausência do mérito:
Muitos já ouviram ou leram a frase no livro de Sun Tzu que fala sobre "alcançar cem vitórias em cem batalhas". Porém aquele que conquista as 100 vitórias em 100 batalhas dificilmente receberá mérito por sua excelência. Para que tal feito seja alcançado, na visão marcial chinesa, será preciso de um envolvimento discreto que garanta um sucesso anterior ao início do conflito. Portanto, aquele que vencer todas as batalhas não necessariamente receberá o mérito pois talvez não tenha travado batalha alguma. Obter a vitória em todas as batalhas é um feito medíocre quando visto de fora, já que o vencedor talvez nunca tenha combatido.

O descombate:
Aqui aspectos como simplicidade, não-ação, eficiência e desenvolvimento invisível serão alguns dos nossos guias conceituais. O conceito de descombate surge como predominantemente negativo, e isso não é por acaso. Assumimos que para trabalhar com a arte marcial no ocidente por uma visão oriental de maneira direta, será preciso uma negação estratégica para que uma outra visão positiva possa surgir.

Uma forma de análise:
Apostar em aspectos orientais da arte marcial, e aqui falamos de Kung Fu, quer dizer explorar um campo ainda pouco conhecido por trás do espetáculo midiático em torno das Artes Marciais Mistas (MMA). Podem ser feitos basicamente dois tipos de análise para investigar a intervenção do invisível nas artes marciais: uma imediata e outra ampla. A imediata explora as condicionantes e o desenvolvimento da tríade golpe/defesa/relação de combate em uma situação de conflito, abordando um espaço de tempo que se concentra no presente, passado imediato e futuro iminente. Já a ampla explora fatores anteriores e posteriores ao combate, podendo estender uma temporalidade que englobe dias, meses ou anos, para o passado ou para o futuro.


Inteligência Marcial:
O Sistema Ving Tsun, fundado em 1735 por Yim Ving Tsun, é um sistema Kung Fu. Isso é, um sistema que desenvolve habilidades que podem ser usadas para qualquer fim. No Descombate usaremos um conjunto de habilidades denominada "inteligência marcial".

Pensamento Clássico Chinês:
Para entender tanto a ideia de sistema quanto a de Kung Fu, o leitor da página Descombate será imerso na lógica do pensamento clássico chinês.
"O Pensamento Clássico Chinês teve grande influência de sábios e estudiosos que viveram cerca de 2500 anos atrás no Período dos Estados Combatentes, na fase de pré-unificação da China. Nesta época surgia um novo conceito, o "Senso de Humanidade", que é a consciência da perspectiva do outro, ainda que considerando a sua própria. Para muitos sábios, a temática da guerra não era mais se impor sobre o outro, mas escutá-lo, respeitá-lo e entendê-lo. 
Mais importante que infligir, é perceber o outro. Mais imperativo que lutar, é identificar o potencial de situação que permitirá a vitória antes da luta, explorando sinais normalmente não percebidos, mas que são fundamentais para a configuração de um futuro ou de uma tendência, que poderá permitir uma antecipação dos acontecimentos. 
A este Pensamento Clássico Chinês denominamos “Feminilização da Guerra”.
(Fonte: http://www.myvt-rio.org/tradicao.php)

Agradecimento:
Na China o Si Fu é aquele que ocupa uma posição de liderança por possuir habilidades respeitáveis em determinada área de conhecimento, geralmente regida por algum tipo de sistema chinês (como o Wing Chun). Mas ser Si Fu também é uma escolha, já que nem todos os que atingem a maestria decidem ser líderes de família. Hoje esse blog é possível pois há muito tempo o meu Si Fu fez a escolha de iniciar um núcleo de Ving Tsun Kung Fu e manter-se ativo na construção de uma Família
Kung Fu. Hoje sou discípulo do Mestre Julio Camacho, e não poderia apresentar este espaço sem prestar devidas homenagens aos muitos espaços em que ele próprio construiu para que seus discípulos pudessem desenvolver inteligência estratégica.

Sem comentários:

Enviar um comentário